Um assunto que sempre deu e sempre dará muito pano pra a manga é reforma em condomínios.
E quando falamos sobre reformas em condomínios, podemos dividi-las em duas vertentes.
A primeira são as reformas que envolvem as áreas comuns.
Essas obras quando necessárias são votadas em assembleia e devem ser aprovadas pela maioria. Geralmente, reformas nas áreas comuns visam corrigir alguma patologia do edifício ou melhorar a infraestrutura do condomínio.
O ideal é contratar uma empresa especializada para a elaboração dos projetos, levantamento dos custos e execução da obra.
Já a segunda diz respeito às reformas das unidades autônomas. E é ai que a coisa complica.
É evidente que qualquer reforma gera muitos incômodos, barulho, sujeira, poeira, entra e sai de pessoas e materiais. Mas é muito importante fazer isso causando o mínimo de impacto na rotina dos outros moradores do condomínio.
Alguns moradores ainda acreditam que “da porta pra dentro” dos seus apartamentos podem fazer o que bem quiser. Mas não é bem assim.
É necessário respeitar horários das obras, a entrega de materiais, a retirada de entulhos e o trânsito de operários pelo prédio.
Além disso, nem tudo pode ser mudado no apartamento. Itens como fachada e algumas paredes não podem ser modificados.
Outro ponto importante é a instalação de ar condicionado, que geralmente utiliza um furo na parede para passagem de tubulação. Afinal, não é em qualquer lugar que este furo poderá ser executado.
Mas antes de iniciar qualquer trabalho é fundamental avisar o sindico do prédio sobre as obras. Desta forma, ele poderá responder a possíveis reclamações dos moradores e auxiliar para que a reforma ocorra da melhor maneira possível.
Também é muito importante lembrar que desde 2014 temos a NBR 16280 que trata de reforma de edificações.
Para atendê-la é preciso contratar um profissional especializado que irá orientá-lo sobre os procedimentos a serem adotados.
Caso tenha qualquer dúvida sobre reformas em condomínios e atendimento da NBR 16280:2014 entre em contato com a SR PROJETOS E ENGENHARIA e saiba mais.