Dicionário

Quando iniciamos uma reforma, na maioria das vezes, ainda não dominamos este vocabulário tão particular que envolve o mundo da construção civil. Em muitos casos temos dificuldades de entender o que dizem fornecedores, empreiteiros, engenheiros e arquitetos.

E essa “falta de conhecimento” pode nos trazer alguns problemas devido à má interpretação no contato com os profissionais da construção civil. Pensando nisso, criamos em nosso site o espaço chamado “dicionário da reforma”, onde será possível pesquisar o que quer dizer cada um desses termos meio esquisitos que ouvimos no dia-a-dia da construção civil. Aqui você encontra muitos desses termos com uma explicação simples e direta.

Um grande abraço a todos e mãos a obra!

 

A

Abraçadeira  – Peça metálica que tem como função segurar as vigas do madeiramento ou parede.


Acabamento – Fase da obra onde são aplicados os revestimentos em pisos, paredes, forros e outras superfícies, para tratamento, proteção ou decoração.


Aclive – Apresentação do terreno em subida com relação à rua.


Adubo – É todo material orgânico ou mineral, contendo um ou mais nutrientes, que, aplicado no solo ou diretamente nas plantas, colabora para o aumento das colheitas Pode ser natural ou artificial. O mesmo que fertilizante.


Alicerce – Base sobre a qual se sustenta a estrutura de uma construção. Ele transmite a carga (peso) da estrutura para o solo. É um tipo de fundação.


Alvará – Documento de licenciamento de obra concedido pela prefeitura municipal, dá autorização para que a obra seja iniciada, após o projeto ter sido aprovado.


Alvenaria – Agrupamento de blocos, tijolos ou pedras, ligados ou não por argamassa. É aplicado em paredes, muros e alicerces.


Andar – Qualquer um dos pavimentos que compõem uma edificação.


Anteprojeto – Resultado das primeiras linhas traçadas pelos arquitetos ou engenheiros no início do projeto.


Área Comum – Locais de acesso compartilhado por moradores e visitantes de um condomínio, como corredores, saguões, jardins e demais áreas de circulação.


Área de construção/Construída – Resultado da soma das áreas de todos os pavimentos de uma edificação, incluindo paredes e pisos.


Área privativa – Espaço interno de um apartamento, de acesso restrito aos seus ocupantes, demarcado pela superfície externa das paredes.


Área total – Soma da área privativa de cada unidade e da área comum, de uso coletivo dos condôminos.


Área útil – Área privativa de um apartamento contada a partir do piso, excluindo paredes; espaço efetivamente utilizável no interior do imóvel.


Argamassa – Mistura composta de água, areia, cal e/ou cimento utilizada no assentamento de blocos e tijolos e também no revestimento de pisos, tetos, paredes.


Armadura – positiva São as ferragens dispostas na parte inferior de uma viga ou uma laje, apoiadas em suas extremidades.


Ático – Área superior de uma edificação, destinada a abrigar casa de máquinas, piso técnico de elevadores, caixas d’água e circulação vertical.


Automação Residencial – Sistemas automáticos de controle e vigilância aplicados a residências e conjuntos habitacionais. Exemplos: controle de acesso por biometria; porteiro e portões eletrônicos; circuitos fechados de televisão (CFTV); controle de luminosidade de ambientes (dimmers); e controle de umidade, temperatura e ar condicionado (HVAC).

B

Balancim – Também conhecido como andaime suspenso, é uma plataforma metálica ou de madeira, sustentada por cabos de aço, que se movimenta no sentido vertical com auxílio de guinchos. O equipamento é usado na execução de serviços de área externa de edifícios.


Balaustre – Pequena coluna que serve como estrutura de sustentação de corrimãos e guarda-corpos.


Baldrame – Viga que suporta principalmete a carga da alvenaria do andar mais baixo da edificação. Normalmente é apoiada no solo.


Barrilete – Nas instalações hidráulicas de prédios, a canalização central, localizada abaixo da caixa d’água, a partir da qual se distribui água às diversas colunas em prumada.


Basculante – Modelo de porta ou janela que possui um eixo horizontal ao redor do qual gira até atingir a posição perpendcular em relação ao batente.


Bitola – Diâmetro das barras de aço, ferro ou madeira.


Brise – Saliência colocada na fachada ou na lateral da edificação, na posição vertical ou horizontal, com o objetivo de impedir a ação direta do sol e mantendo a vetilação.

C

Caixa de Gordura – Caixa instalada nas saídas das canalizações de pias de cozinhas para armazenar gordura.


Caixilhos – Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.


Calefação – Sistema de aquecimento em áreas fechadas comumente utilizado em países de clima temperado e frio. São exemplos desde lareiras até radiadores e pisos térmicos.


Calha – Dutos geralmente instalados nos telhados que encaminham as águas de chuva a condutores verticais para escoamento.


Canteiro de Obras – Nas obras, espaço reservado para comportar alojamentos, oficinas, almoxarifado de materiais e equipamentos e outras áreas provisórias.


Carta de Crédito – Documento emitido pelo banco ao pretendente de financiamento imobiliário após aprovação de crédito. Permite a esse candidato assinar um compromisso de compra e venda do imóvel com o proprietário.


Chapiscar – Aplicação de argamassa grossa em uma superfície, de modo a facilitar a aderência do reboco.


Chumbar – Fixar com cimento, qualuqer elemento à alvenaria.


Clarabóia – Abertura situada no telhado e fechada por vidro para levar luminosidade aos ambientes.


Coluna Elemento de sustentação estrutural.


Concreto Magro – União de areia, pedra e pouco cimento, geralmente usado em elementos não estruturais, como, por exemplo, contrapisos.


Contrapiso – Camada com função impermeabilizante composta de concreto ou argamassa, utlizada para nivelar o piso antes do acabamento.


Corte – Nome dado ao desenho que representa um plano vertical do edifício ou de um elemento construtivo. É por meio do corte que se identificam detalhes referentes às medidas verticais do projeto.


Cortiça – Material obtido de cascas de árvores. É impermeável e utilizado, dentre outras coisa, para tratamento térmico e acústico.


Cota – Todas as medidas utilizadas em plantas arquitetônicas.


Cumeeira – A divisória que se encontra na parte mais alta de um telhado. O mesmo que cumeada ou cavalete do telhado.


Cura – Processo de impedir que a água de constituição do concreto ainda fresco evapore-se, o que poderia causar fissura no concreto. Uma das formas mais comuns de se efetuar a cura e molhar abundantemente a superfície do concreto ainda fresco, impedindo a evaporação.

D

Deck – Piso em madeira ripada, normalmente instalado ao redor de piscinas, terraços, varandas, banheiras de hidromassagem.


Declive – Apresentação do terreno em descida com relação à rua.


Demão – Camada de tinta ou verniz aplicada sobre uma parede.


Desempenadeira – Instrumento utilizado para regularizar a massa sobre a parede.


Domo – Cobertura translúcida no alto da construção que oferece iluminação e ventilação naturais.


Drenagem – Processo de remoção do excesso de águas de uma superfície ou de um solo.


Dreno – Sistema de dutos e tubos subterrâneos utilizados no escoamento de águas de drenagem.


Drywall – Placas de gesso acartonado empregadas como paredes internas, divisórias, em alternativa à alvenaria convencional.

E

Elemento vazado – Espécie de tijolo com aberturas que serve para se colocado em muros e paredes, tendo como objetivo a passagem de luz e ventilação.


Elevação – Representação gráfica (desenho) de uma fachada, sem perspectivas e profundidade.


Emboço Camada de argamassa aplicada nas paredes feita com areia grossa e não peneirada. Aplicada logo após o chapisco.


Empreiteira – Empresa especializada na execução de serviços e etapas específicas de obra.


Engastamento – Ligação rígida entre dois elementos da construção (por exemplo, escada e parede, pilar e sapata, poste e solo), de modo a impedir movimentos de rotação.


Escoramento – Proteção, apoio à fôrmas.


Escritura – Documento lavrado por tabelião ou oficial público que comprova a posse de um imóvel.


Esquadria – Denominação genérica para indicar portas e janelas.


Estrutura – Elementos que sustentam e dão estabilidade à construção; esqueleto do prédio.


Estuque – Argamassa de revestimento acrescida de gesso ou pó de mármore, usada em paredes, forros e tetos.


Exaustor – Equipamento com a função de retirar o ar viciado de um determinado ambiente, como cozinhas e promove a sua renovação.

F

Fachada – Qualquer uma das faces externas de uma edificação: frontal, lateral ou posterior à rua.


Filete – Moldura estreira conhecida como friso.


Fissuras – Pequenas trincas, no limite da visibildade. Até cerca de 0,3 mm.


Folha – Parte de portas e janelas que necessitam de dobradiças para se mover.


Fôrma – Molde composto de madeira ou aço dentro do qual é despejado concreto para formação de vigas, pilares, colunas, lajes, arcos.


Forro – Material que reveste o teto com o objetivo de garantir isolamento térmico e acústico, além de possuir função estética. Pode ser de madeira, gesso, estuque, plástico, tecidos.


Frontão – Arremate superior de portas e janelas.


Fundações – Parte de uma estrutura que transmite às camadas inferiores do solo a carga de uma construção.

G

Gabarito – Marcação que determina os limites da obra e a locação dos pilares.


Gabiões – É uma estrutura de tela de aço galvanizado, normalmente no formato de um paralelepípedo, constuituídos por uma rede metálica, com fios revestidos ou não com PVC, preenchidos com pedras de grandes dimensões.


Granilite – Revestimento contínuo de pisos e paredes composto de água, areia, cimento (geralmente branco) e pó de mármore e granito.

H

Habite-se – Documento emitido pela prefeitura que autoriza a ocupação de um imóvel novo, concedido após vistoriais no local que checam o atendimento da obra a diversos requisitos legais.


Hidrófugo – Produto que quando misturado à argamassa ou à tinta evita o surgimento de umidade pela casa.

I

Impermeabilização – Técnica que evita o surgimento de umidade na construção.


Implantação – Representação geométrica de todos os ambientes da casa dentro do terreno.


Incorporação – imobiliária Ato ou efeito de empreender um projeto imobiliário a partir da comercialização de unidades autônomas (como apartamentos) já prontas de um condomínio, ou na planta, sob compromisso de entrega em condições e datas previstas em contrato.


Incorporadora – Empresa que pratica a incorporação imobiliária.


Insolação – Radiação solar que incide sobre uma superfície ou em um ambiente.


Isolamento Acústico – Tratamento feito em forros, paredes, portas e janelas para absorver os ruídos em um ambiente, tornando-o mais silencioso, ou para evitar a propagação de ruídos para fora dele.


Isolamento Térmico – Tratamento feito em forros, paredes e janelas para bloquear ou diminuir a propagação de calor ou frio entre ambientes.

J

Junta – de dilatação Junta flexível e resistente, que diminui e aumenta de volume dependendo das condições de temperatura e pressão.


Junta Seca – Junta em que o vão entre os tijolos não é preenchido com argamassa.

L

Ladrão – Canal de escoamento do excesso de água em reservatórios.


Ladrilho Hidráulico – Ladrilho feito com cimento ou material correlato que endureça em contato com água.


Laje – Placa construída de concreto armado, apoiada em pilares, vigas e paredes, que constitui o piso ou teto de uma área. Expressão também usada como sinônimo de andar ou pavimento.


Lambri – Revestimento de madeira ripada com encaixe “macho-e-fêmea” (veja na letra M).


Living – Palavra inglesa que desiga todos os espaços de convívio de uma moradia.


Loft – Apartamento com ambientes integrados, sem divisórias.


Loteamento – Terreno divido em vários lotes obrigatoriamente dotados de infraestrutura básica como vias de acesso e fornecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica.


Lounge – Espaço geralmente preenchido com decoração de clima intimista, destinado a convivência social.

M

Macho-e-fêmea – Peça que possui duas extremidades, uma com reentrância e outra com saliência.


Manilha Tubo – cerâmico utilizado para conduzir águas servidas.


Marquise – Pequeno telhado que protege a porta de entrada; cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da fachada da construção.


Massa Corrida – Massa à base de PVA acrílico que prepara a superfície para ser pintada.


Massa Fina – Mistura de areia fina, água e cal utilizada para rebocar paredes e muros.


Meia Água – Telhado com apenas uma inclinação.


Meia Parede – Paredes baixas usadas como divisórias.


Meio-tijolo – Tijolo assentado pelo comprimento.


Mezanino – Piso intermediário que se volta para o inferior com pé-direito duplo.


Mourão – São postes ou estacas verticais onde são fixados os arames dos alambrados ou as ripas horizontais de uma cerca ou um tapume. Podem ser de madeira ou concreto.


Muro de Arrimo – Estrutura instalada para conter pressões de terra, água ou pedras provenientes de encostas. O mesmo que muro de contenção.


Mutuário – Aquele que paga a prestação de um imóvel adquirido no Sistema Nacional de Habitação; por extensão, que está pagando um financiamento imobiliário.

N

Nível – Equipamento que verifica a horizontalidade de um terreno.


Nivelamento – Regularização de um terreno por meio de corte ou aterro.

O

Oitão – Parede lateral de uma construção situada sobre a linha divisória do terreno.


Orientação – Posição da casa em relação aos pontos cardeais.


Oxidação – Perda do brilho e decomposição do ferro em contato com o oxigênio do ar ou submetido a processos industriais; ferrugem.

P

Paisagismo – Organização dos elementos que integram uma paisagem como ação complementar ao projeto de arquitetura.


Parapeito – Proteção que chega até a altura do peito em locais altos.


Parquete – Piso formado por tacos de madeira individuais mantidos no lugar por fixação mecânica ou adesivo, compondo uma espécie de mosaico, com desenhos simples ou mais elaborados.


Pé-direito – Altura entre o piso e o teto.


Perfil do Terreno – Levantamento físico que estabelece a topografia do terreno e serve como base para a criação do projeto.


Pérgula – Sequência de vigas (de madeira, concreto, metálicas, etc.) dispostas sobre pilares do mesmo, material instalada em jardins e áreas externas. É comum que sirva como suporte de trepadeiras.


Pilar – Elemento estrutural que suporta as cargas verticais da estrutura de uma construção, feito de concreto simples, concreto armado, madeira, aço ou alvenaria. Possui formato quadrado.


Pilotis – Colunas ou pilares estruturais que elevam uma edificação, deixando o piso térreo com área livre.


Plano Inclinado – O mesmo que rampa.


Planta – Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto do alto.


Pluvial – Relativo à chuva.


Poda – Corte de ramos ou de braços inúteis de árvores e arbustos com o objetivo de tratar ou renovar a planta.


Porcelanato – Revestimento cerâmico com características especiais, entre as quais a baixa porosidade e a maior resistência à abrasão e a produtos químicos, em comparação com os revestimentos cerâmicos convencionais e as pedras.


Pórtico – Porta de entrada principal de um edifício, cujo teto ou abóbada são sustentados por colunas e vigas ou por arcadas.


Potência Instalada – Soma de todas as potências elétricas nominais instaladas em um imóvel, incluindo tomadas de energia, lâmpadas, chuveiros, motores, eletrodomésticos, aparelhos de ar-condicionado e todos os outros equipamentos que consomem energia elétrica.


Pré-moldados – Elementos industrializados ou mesmo moldados no próprio canteiro de obras para posterior montagem, como lajes, vigas, pilares, pergolados e lajotas de pisos.


Prumo Barbante com peso amarrado na ponta, utilizado para marcar linhas onde os pilares serão erguidos.

Q

Quadro de Distribuição – Caixa destinada a armazenar e proteger dispositivos elétricos como chaves, disjuntores e fusíveis.


Quebra-vento – Barreira utilizada para conter a ação dos ventos sobre campos, culturas, aglomerados urbanos ou outros locais.


Quitação – Acerto integral de uma dívida que, no caso do mercado imobiliário, permite que a escritura seja registrada em nome do pagador.

R

Radier – Tipo de fundação que reúne, num só elemento de transmissão de carga, um conjunto de pilares. Indicado para solos fracos, cuja espessura da camada é profunda.


Rebarba – Massa que escapa ao se comprimir os tijolos.


Reboco – Massa utilizada no revestimento de paredes.


Recuo – Espaço entre os limites de um terreno e a área de construção, exigido pela prefeitura ou definido pelo projeto arquitetônico. O mesmo que afastamento.


Rede Conjunto – de tubulações hidráulicas, elétricas e de gás.


Registro de Imóveis – Documento que reúne o histórico completo do imóvel, incluindo alterações e extinções dos direitos relativos ao bem, além de estabelecer o direito de propriedade.


Requadrar – Tornar quadrado ou retangular.


Retrofit – Reforma que devolve ao imóvel suas características originais de construção. Pode ser parcial, referente apenas à fachada, por exemplo, ou completo, incluindo detalhes do interior do edifício.


Ripa – Peça de madeira fina que sustenta elementos como telhas.


Roda Pé – Elemento de acabamento que tem o objetivo de proteger contra choques, águas de lavagem e varreduras a parte inferior da parede, na junção com o piso. Pode ser composto de madeira, cerâmica, pedra, mármore, entre outros materiais.


Roda Teto – Semelhante ao rodapé, só que situado na junção do teto com a parede.


Rufo – Elemento de concreto armado ou chapa metálica dobrada instalado no encontro do telhado com a parede, de maneira a evitar infiltração de água pluvial nas construções.

S

Sanca – Moldura colocada entre as paredes e o teto.


Sapata – Tipo de fundação de concreto armado ou simples que recebe a carga da estrutura e a transmite ao solo.


Sarrafo – Tira larga de madeira.


Seguro-fiança – Modalidade de garantia em contratos de locação que substitui o fiador e o seguro-calção ou depósito. Em caso de inadimplência, a seguradora envolvida garante o acerto dos débitos com o proprietário.


Stain – Semelhante à tintas e vernizes é um produto específico para o acabamento de madeiras. É ideal para peças que ficam expostas às interpéries, podendo ser utilizado tanto em áreas internas como externas.


Steelframe – Tipo de estrutura leve, baseada em perfis de aço galvanizado de rápida execução e que gera pouco volume de resíduos na sua montagem.


Subcobertura – Soluções aplicadas abaixo da cobertura ou telhado de uma edificação para garantia de conforto termo-acústico, como a lã de vidro combinada a outros componentes.


Sustentabilidade – Conceito de exploração balanceada dos recursos naturais do planeta para usufruto da humanidade, de modo que tais recursos sejam perenes e possam servir à mesma finalidade em gerações futuras.

T

Talude Declive ou inclinação, coberto com grama, na base de um morro ou na encosta de um vale, feito para conter processos de erosão.


Telhado Conjunto de telhas assentadas sobre uma estrutura de madeira ou metal que cobre uma construção.


Telhado Verde É uma alternativa viável e sustentável que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, instalado na cobertura de edificações com o objetivo de facilitar a drenagem e fornecer tratamento térmico e acústico.


Terraplenagem Planificação ou nivelamento do terreno antes da construção. O mesmo que terraplanagem.


Tesoura Armação de madeira ou ferro, em formato triangular, que vence grandes vãos sem o auxílio de paredes e constitui a estrutura principal da cobertura sobre a qual se assenta o telhado.


Tombamento Medida legal que restringe ou impede modificações em bens de valor histórico, cultural e ambiental, de modo que mantenham preservadas suas características originais. O tombamento pode ser imposto pelos governos federal, estadual ou municipal.


Topografia Análise e representação gráfica dos elementos que caracterizam um terreno (distâncias, relevo, formas, pontos de referência e etc).


Trena Fita métrica para medir terrenos.

U

Unidade Autônoma – Parte de uma edificação formada por dependências e instalações de uso privativo e também por uma parcela de dependências e instalações de uso comum.


Usucapião – Apropriação de determinado bem por ocupação contínua, pacífica ou incontestada, considerando-se a renúncia ou abandono do local pelo dono.

V

Valor real – Valor que a prefeitura define para cada imóvel, segundo sua localização, metragem e destinação, entre outros critérios.


Vão Espaço – reservado para a colocação de portas e janelas.


Vão livre – Distância entre os pontos de apoio de uma cobertura.


Verga Viga – que apoia a continuação das paredes sobre portas e janelas.


Viga/Vigamento – Elemento estrutural posicionado horizontalmente que tem a função de receber a carga das lajes e transferi-la para colunas, pilares, paredes e outros elementos de uma construção.


Viveiro – Local voltado à reprodução e criação de plantas até que estejam aptas a serem deslocadas para o local onde irão se desenvolver.

Z

Zarcão – Produto utilizado como primeira demão na pintura de peças metálicas para protegê-las contra ferrugem.


Zenital – Iluminação vertical a partir da clarabóia.