Vazamentos e Infiltrações

Vazamentos e Infiltrações

Tudo começa com uma mancha escura na parede e em pouco tempo leva muito do seu dinheiro e paciência. Assim, de forma simples e silenciosa é que começam os transtornos causados pelos vazamentos e infiltrações.

As principais razões para o surgimento de vazamentos e infiltrações estão relacionadas a tubulações antigas ou mão de obra desqualificada.

Quanto mais velho o prédio mais problemas ocorrem devido ao desgaste natural dos materiais utilizados nas tubulações.

A mão de obra empregada na instalação ou mesmo na reforma da tubulação de água e esgoto também pode afetar o seu desempenho ao longo do tempo. Por isso, é fundamental contratar profissionais especializados para a execução deste tipo de serviço.

 

MAS COMO IDENTIFICAR QUE HÁ VAZAMENTO NAS TUBULAÇÕES?

Os vazamentos mais fáceis de identificar são os que aparecem na parte interna da casa.

Parede mofada, pintura estufada e água escorrendo pelos azulejos são alguns dos sinais de que há vazamentos na edificação.

Vasos sanitários, torneiras, registros e válvulas quebradas ou desreguladas também são de fácil identificação quando apresentam vazamentos.vazamentos-e-infiltracoes-3

Esse tipo de vazamento é o que apresenta maior facilidade de reparo.

Já os vazamentos mais difíceis são os que se encontram na coluna de abastecimento do prédio. Como não ficam visíveis, estes vazamentos só são encontrados com a ajuda de profissionais especializados, os chamados caça-vazamentos.

 

O QUE FAZER APÓS IDENTIFICAR O VAZAMENTO?

Após a identificação do vazamento, deve-se contratar uma empresa especializada para efetuar o reparo.

Além de um bom encanador, o ideal é que a obra tenha o acompanhamento de um engenheiro para garantir que tudo será executado conforme as normas técnicas e de segurança.

O profissional contratado deve programar muito bem as etapas de trabalho, respeitado as regras do condomínio quanto a horários, transporte de materiais e corte no fornecimento de água se for necessário.

 

QUEM PAGA PELO CONSERTO?

vazamentos e infiltrações

Quando o vazamento está localizado nos ramais de água e esgoto, em geral a despesa acaba sendo do condômino, e neste caso o apartamento do andar decima arca com as despesas que forem necessárias no andar de baixo.

Quando o vazamento ocorre nas colunas, o condomínio é quem arca com as despesas. Desde que não fique comprovado que o problema foi causado por mau uso de algum morador, que neste caso é quem deve arcar com o prejuízo.

De qualquer forma é sempre bom consultar o regulamento do prédio para ter certeza desta regra.

Compartilhe