Paisagismo – Organização dos elementos que integram uma paisagem como ação complementar ao projeto de arquitetura.
Parapeito – Proteção que chega até a altura do peito em locais altos.
Parquete – Piso formado por tacos de madeira individuais mantidos no lugar por fixação mecânica ou adesivo, compondo uma espécie de mosaico, com desenhos simples ou mais elaborados.
Pé-direito – Altura entre o piso e o teto.
Perfil do Terreno – Levantamento físico que estabelece a topografia do terreno e serve como base para a criação do projeto.
Pérgula – Sequência de vigas (de madeira, concreto, metálicas, etc.) dispostas sobre pilares do mesmo, material instalada em jardins e áreas externas. É comum que sirva como suporte de trepadeiras.
Pilar – Elemento estrutural que suporta as cargas verticais da estrutura de uma construção, feito de concreto simples, concreto armado, madeira, aço ou alvenaria. Possui formato quadrado.
Pilotis – Colunas ou pilares estruturais que elevam uma edificação, deixando o piso térreo com área livre.
Plano Inclinado – O mesmo que rampa.
Planta – Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto do alto.
Pluvial – Relativo à chuva.
Poda – Corte de ramos ou de braços inúteis de árvores e arbustos com o objetivo de tratar ou renovar a planta.
Porcelanato – Revestimento cerâmico com características especiais, entre as quais a baixa porosidade e a maior resistência à abrasão e a produtos químicos, em comparação com os revestimentos cerâmicos convencionais e as pedras.
Pórtico – Porta de entrada principal de um edifício, cujo teto ou abóbada são sustentados por colunas e vigas ou por arcadas.
Potência Instalada – Soma de todas as potências elétricas nominais instaladas em um imóvel, incluindo tomadas de energia, lâmpadas, chuveiros, motores, eletrodomésticos, aparelhos de ar-condicionado e todos os outros equipamentos que consomem energia elétrica.
Pré-moldados – Elementos industrializados ou mesmo moldados no próprio canteiro de obras para posterior montagem, como lajes, vigas, pilares, pergolados e lajotas de pisos.
Prumo Barbante com peso amarrado na ponta, utilizado para marcar linhas onde os pilares serão erguidos.