Caixa de Gordura – Caixa instalada nas saídas das canalizações de pias de cozinhas para armazenar gordura.
Caixilhos – Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas.
Calefação – Sistema de aquecimento em áreas fechadas comumente utilizado em países de clima temperado e frio. São exemplos desde lareiras até radiadores e pisos térmicos.
Calha – Dutos geralmente instalados nos telhados que encaminham as águas de chuva a condutores verticais para escoamento.
Canteiro de Obras – Nas obras, espaço reservado para comportar alojamentos, oficinas, almoxarifado de materiais e equipamentos e outras áreas provisórias.
Carta de Crédito – Documento emitido pelo banco ao pretendente de financiamento imobiliário após aprovação de crédito. Permite a esse candidato assinar um compromisso de compra e venda do imóvel com o proprietário.
Chapiscar – Aplicação de argamassa grossa em uma superfície, de modo a facilitar a aderência do reboco.
Chumbar – Fixar com cimento, qualuqer elemento à alvenaria.
Clarabóia – Abertura situada no telhado e fechada por vidro para levar luminosidade aos ambientes.
Coluna Elemento de sustentação estrutural.
Concreto Magro – União de areia, pedra e pouco cimento, geralmente usado em elementos não estruturais, como, por exemplo, contrapisos.
Contrapiso – Camada com função impermeabilizante composta de concreto ou argamassa, utlizada para nivelar o piso antes do acabamento.
Corte – Nome dado ao desenho que representa um plano vertical do edifício ou de um elemento construtivo. É por meio do corte que se identificam detalhes referentes às medidas verticais do projeto.
Cortiça – Material obtido de cascas de árvores. É impermeável e utilizado, dentre outras coisa, para tratamento térmico e acústico.
Cota – Todas as medidas utilizadas em plantas arquitetônicas.
Cumeeira – A divisória que se encontra na parte mais alta de um telhado. O mesmo que cumeada ou cavalete do telhado.
Cura – Processo de impedir que a água de constituição do concreto ainda fresco evapore-se, o que poderia causar fissura no concreto. Uma das formas mais comuns de se efetuar a cura e molhar abundantemente a superfície do concreto ainda fresco, impedindo a evaporação.