Abraçadeira – Peça metálica que tem como função segurar as vigas do madeiramento ou parede.
Acabamento – Fase da obra onde são aplicados os revestimentos em pisos, paredes, forros e outras superfícies, para tratamento, proteção ou decoração.
Aclive – Apresentação do terreno em subida com relação à rua.
Adubo – É todo material orgânico ou mineral, contendo um ou mais nutrientes, que, aplicado no solo ou diretamente nas plantas, colabora para o aumento das colheitas Pode ser natural ou artificial. O mesmo que fertilizante.
Alicerce – Base sobre a qual se sustenta a estrutura de uma construção. Ele transmite a carga (peso) da estrutura para o solo. É um tipo de fundação.
Alvará – Documento de licenciamento de obra concedido pela prefeitura municipal, dá autorização para que a obra seja iniciada, após o projeto ter sido aprovado.
Alvenaria – Agrupamento de blocos, tijolos ou pedras, ligados ou não por argamassa. É aplicado em paredes, muros e alicerces.
Andar – Qualquer um dos pavimentos que compõem uma edificação.
Anteprojeto – Resultado das primeiras linhas traçadas pelos arquitetos ou engenheiros no início do projeto.
Área Comum – Locais de acesso compartilhado por moradores e visitantes de um condomínio, como corredores, saguões, jardins e demais áreas de circulação.
Área de construção/Construída – Resultado da soma das áreas de todos os pavimentos de uma edificação, incluindo paredes e pisos.
Área privativa – Espaço interno de um apartamento, de acesso restrito aos seus ocupantes, demarcado pela superfície externa das paredes.
Área total – Soma da área privativa de cada unidade e da área comum, de uso coletivo dos condôminos.
Área útil – Área privativa de um apartamento contada a partir do piso, excluindo paredes; espaço efetivamente utilizável no interior do imóvel.
Argamassa – Mistura composta de água, areia, cal e/ou cimento utilizada no assentamento de blocos e tijolos e também no revestimento de pisos, tetos, paredes.
Armadura – positiva São as ferragens dispostas na parte inferior de uma viga ou uma laje, apoiadas em suas extremidades.
Ático – Área superior de uma edificação, destinada a abrigar casa de máquinas, piso técnico de elevadores, caixas d’água e circulação vertical.
Automação Residencial – Sistemas automáticos de controle e vigilância aplicados a residências e conjuntos habitacionais. Exemplos: controle de acesso por biometria; porteiro e portões eletrônicos; circuitos fechados de televisão (CFTV); controle de luminosidade de ambientes (dimmers); e controle de umidade, temperatura e ar condicionado (HVAC).